Meu esposo participou do projeto ano passado, e eu juro que eu achava que era bobeira, mas quando tive a oportunidade de participar, vi o quanto era interessante e além de tudo importante. O porque do projeto? Sou magra, aparentemente saudável, mas por um pedido médico foi descoberta Esteatose Hepática (gordura no fígado). Quando caí na real tive que cortar tudo aquilo que era excesso radicalmente. É claro que com a ajuda de nossas amigas “Thássia, Renata e Maria Luiza”, hoje posso dizer que sou uma pessoa saudável. O projeto veio para agregar valores, amizades, aprendizados…Uma palavra resume tudo que passei neste período do projeto: FELICIDADE.
O Projeto Equilibrar trabalha com foco na reeducação alimentar, incentivando e reforçando hábitos alimentares mais saudáveis para os participantes, em especial aqueles com sobrepeso ou obesidade.
Equilibrar Adulto
1. Quem pode participar?
Beneficiários Usisaúde com idade a partir de 18 anos, que desejam fazer reeducação alimentar.
2. Quais atividades fazem parte do Projeto?
O projeto é composto por atividades em grupo e consultas individuais. Primeiro é realizado um encontro motivacional e cinco encontros em grupo quinzenais com um Analista de Promoção da Saúde e um Nutricionista. Depois são feitas duas consultas com o nutricionista de referência do Projeto. Os encontros têm duração de 2 horas e as consultas de 45 minutos.
Depois da avaliação feita pelo nutricionista na primeira consulta do projeto, o participante poderá ser encaminhado para abordagens individuais complementares com nutricionista, psicólogo e endocrinologista.
3. O que é abordado em cada atividade?
- Encontro motivacional: é o momento do participante conhecer a proposta de atividades do projeto e a equipe responsável pelo acompanhamento. Ele terá a oportunidade de tirar dúvidas, saber se está pronto para participar e agendar a 1ª consulta com o nutricionista.
- Consultas: as consultas realizadas com o nutricionista do projeto têm o objetivo de avaliar alguns aspectos da saúde do participante, seus hábitos alimentares e alguns dados como peso, altura entre outros. As consultas com os demais profissionais (endocrinologista e psicólogo) têm como principal objetivo oferecer um suporte complementar ao beneficiário visando o alcance e manutenção dos hábitos e resultados adquiridos.
- Grupos: durante os encontros em grupo o participante poderá saber mais sobre alimentação saudável, como ler os rótulos dos alimentos, a influência da mídia na alimentação e opções saudáveis para quem come fora de casa. Além de realizar atividades de relaxamento que contribuirão para a sua qualidade de vida.
1º encontro - Qual a importância da alimentação para a saúde?
2º encontro - Conhecendo a Pirâmide Alimentar
3º encontro - Interpretando os rótulos dos alimentos comuns, diet e light
4º encontro - Comendo fora de casa e dietas da moda
5º encontro - Inflamação e distúrbios metabólicos
5. Quais profissionais fazem parte da equipe do projeto?
Nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas e analistas de promoção da saúde.
6. O projeto oferece material educativo?
Sim. O participante recebe uma cartilha educativa com o conteúdo abordado em todos os encontros e um brinde personalizado.
7. Os grupos são compostos por quantos participantes?
Pode variar de 12 a 25 pessoas de acordo com a capacidade do auditório de cada região.
Equilibrar Infantil
1. Quem pode participar?
- Crianças de 7 a 11 anos de idade, que apresentarem a autorização dos pais ou responsáveis para realizarem reeducação alimentar;
- Pais de crianças com idade entre 6 meses e 6 anos.
2. Quais atividades fazem parte do projeto?
Para as crianças com idade de 7 a 11 anos o Projeto é composto por um encontro motivacional, com a presença de um Analista de Promoção da Saúde e um nutricionista, e dois encontros em grupo, com ambos os profissionais. Os encontros têm duração de 2h e acontecem semanalmente.
Para os pais das crianças com idade entre 6 meses a 6 anos o Projeto Equilibrar é composto por um encontro motivacional com a presença do Analista de Promoção da Saúde e um nutricionista.
3. O que é abordado em cada atividade?
- Encontro motivacional: é o momento em que o participante vai conhecer a proposta de atividades do Projeto, a equipe responsável pelo acompanhamento e terá a oportunidade de tirar dúvidas.
- Grupos: durante os encontros em grupo o participante poderá saber mais sobre alimentação saudável, pirâmide alimentar, importância da atividade física e experimentar novos sabores.
1º encontro - O que é uma alimentação saudável
2º encontro - A pirâmide alimentar e a importância da atividade física
4. Quais profissionais fazem parte da equipe do projeto?
Nutricionistas e Analistas de Promoção da Saúde.
5. O projeto oferece material educativo?
Sim. O participante recebe uma cartilha educativa com o conteúdo abordado em todos os encontros e um brinde personalizado.
6. Os grupos são compostos por quantos participantes?
Pode variar de 12 a 15 crianças de acordo com a capacidade do auditório de cada região.
As crianças deverão comparecer acompanhadas do responsável durante o encontro motivacional e as consultas individuais.
Equilibrar Jovem
1. Quem pode participar?
Beneficiários Usisaúde com idade entre 12 e 17 anos, que desejam fazer reeducação alimentar, com autorização do responsável.
2. Quais atividades fazem parte do projeto?
O projeto consiste de um encontro motivacional com a presença de um Analista de Promoção da Saúde e quatro encontros em grupo realizados quinzenalmente com o nalista e o nutricionista. Os encontros têm duração de 2h.
Durante o encontro motivacional é feita a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes. A partir dessa avaliação, o participante poderá ser encaminhado para uma abordagem individualizada com o nutricionista e psicólogo de referência do projeto.
3. O que é abordado em cada atividade?
- Encontro motivacional: é o momento em que o participante vai conhecer a proposta de atividades do projeto e a equipe responsável pelo acompanhamento e terá a oportunidade de tirar dúvidas.
- Grupos: durante os encontros em grupo o beneficiário poderá saber mais sobre alimentação saudável, como ler os rótulos dos alimentos, a influência da mídia na alimentação e opções saudáveis para quem come fora de casa, além de realizar atividades de relaxamento que contribuirão para a sua qualidade de vida.
1º encontro - Qual a importância da alimentação para a saúde?
2º encontro - Conhecendo a Pirâmide Alimentar
3º encontro - Interpretando os rótulos e alimentos diet e light
4º encontro - Comendo fora de casa e dietas da moda
4. Quais profissionais fazem parte da equipe do projeto?
Nutricionistas, psicólogos e Analistas de Promoção da Saúde.
5. O projeto oferece material educativo?
Sim. O participante recebe uma cartilha educativa com o conteúdo abordado em todos os encontros e um brinde personalizado.
6. Os grupos são compostos por quantos participantes?
Pode variar de 12 a 20 pessoas de acordo com a capacidade do auditório de cada região.
Depoimentos


Quando me falaram da existência do Projeto Equilibrar fiz a inscrição mais por curiosidade, pois considerava que sabia tudo que precisava saber a respeito de alimentação saudável, uma vez que sendo praticante de atividade física e me interessar muito por informações sobre alimentação equilibrada e dietas. Entretanto, fui positivamente surpreendido pelo projeto ao perceber que meus conhecimentos e conceitos de alimentação estavam em muitas situações errados. As orientações que recebi da equipe do projeto Equilibrar proporcionaram uma outra perspectiva de vida saudável. Mudei minha alimentação com estas orientações e atingi mais rapidamente meus objetivos e com mais economia no dia a dia.
-
Entenda o que é dieta pastosa e sua importância na nutrição do paciente
-
Descubra a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite
-
A importância de praticar atividade física para saúde
-
O que são alimentos diet, light e integrais?
-
Entendendo a obesidade e os riscos para sua saúde
-
Alimentação no inverno: dicas para não perder o controle
-
Entenda como cuidar da saúde intestinal
-
Conheça os riscos do excesso de açúcar na alimentação
-
O consumo de sal
-
Saiba como cuidar da alimentação em dias quentes