O objetivo do Projeto Superar é orientar sobre os cuidados necessários para a prevenção das lesões relacionadas ao sistema osteomuscular, ocasionadas pela prática de esportes e acidentes de trânsito, além de oferecer abordagem educativa e terapêutica multidisciplinar.
1. Quem pode participar?
Abordagem individual: beneficiários Usisaúde que sejam empregados Usiminas das unidades de Ipatinga, Cubatão e Itatiaiuçu, encaminhados exclusivamente pela medicina ocupacional da empresa. Para esta abordagem, não é possível realizar inscrição.
Abordagem coletiva: beneficiários Usisaúde, com idade a partir de 18 anos, que desejam receber orientações sobre a prevenção de lesões relacionadas ao sistema osteomuscular.
2. Quais atividades fazem parte do projeto?
Abordagem coletiva: realizada através de encontros em grupo semanais, com duração de duas horas, conduzidos por médico ou fisioterapeuta e Analistas de Promoção da Saúde.
Abordagem individual: realizada através de consultas com o médico de referência do projeto, que elabora que elabora um plano de cuidados para acompanhamento do beneficiário e disponibiliza reabilitação fisioterápica (caso seja necessário).
3. O que é abordado em cada atividade?
Os conteúdos dos encontros em grupo estão relacionados com as seguintes temáticas:
- Cuidando bem dos ossos das articulações e como se exercitar bem;
- Cuidando bem da coluna e vivendo bem no trânsito
4. Quais profissionais fazem parte da equipe do projeto?
Ortopedistas, Neurologistas, Fisioterapeutas e Analistas de Promoção da Saúde (Psicólogos e Enfermeiros).
5. O projeto oferece material educativo?
Sim. Será oferecida uma cartilha educativa.